É indiscutível o quanto a tecnologia transformou a sociedade de forma profunda e definitiva. A mobilidade urbana mudou, a forma de planejar viagens mudou e até a forma de as pessoas se relacionarem.
Com a saúde não é diferente. Segundo infográfico da saudebusiness.com existem mais de 9000 aplicativos médicos disponíveis atualmente e 62% dos médicos entrevistados utilizam smartphone para fins profissionais.
A gestão de equipes na área da saúde não é uma exceção e precisa se modernizar para acompanhar esta tendência mundial além de atender normas em processos de acreditação como transparência, governança corporativa, operação paperless, proteção a dados pessoais e compliance fiscal.
Pioneiro na aquisição e implantação de uma plataforma baseada em App para gerenciamento de escalas de equipes na área de saúde, o Hospital Santa Paula, em São Paulo, teve ganhos financeiros e organizacionais, além de garantir agilidade na gestão das escalas e decréscimo nas falhas de prestação de serviço com o uso do gerenciador.
A Diretora do Hospital Santa Paula, Dra. Janaína Ghiraldi, comenta que a implantação do DoctorID trouxe muitos benefícios para a operação da unidade, já que a ferramenta é bastante dinâmica, com interface simples, objetiva e agradável. Segundo a Dra., “por meio de um aplicativo que os médicos baixam em seus celulares, eles conseguem fazer rapidamente as trocas de plantão, que pararam de ser intermediadas por terceiros, gerando menos erros e retrabalhos”.
Com cerca de 12 mil médicos gerenciados em mais de 250 equipes pelo Brasil, o DoctorID possibilita as trocas de plantões e o controle efetivo de horas prestadas de cada profissional por meio de GPS, QR Code ou reconhecimento facial. Outra funcionalidade importante da solução de gestão de escalas é a geração de relatórios analíticos e financeiros, que auxiliam nos pagamentos dos profissionais e trazem mais transparência para o processo.
De acordo com o Diretor Comercial do DoctorID, Rafael Palma, a ferramenta além de promover a gestão digital de escalas de forma moderna e funcional, torna a governança dos hospitais mais segura e eficiente. “O DoctorID possibilita que os hospitais tenham o controle completo dos processos de escala, o que facilita o rastreamento e a antecipação de problemas. Com isso, auxiliamos também na construção de uma equipe médica mais coesa e engajada, que pode focar os esforços em um atendimento de qualidade”, completa Rafael Palma.
Fonte: https://exame.abril.com.br/negocios/dino/o-poder-da-tecnologia-na-gestao-hospitalar/